Plano de carreira e reposição inflacionária foram pautas de reunião com o presidente do CSSP
- Rafaela Dornbusch - MTB SC - 2630
- 3 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Texto e fotos: Rafaela Dornbusch – MTB/SC 2630
Na tarde desta quarta-feira (3), o presidente e o vice-presidente da ABERSSESC, subtenentes Flavio Hamann e Cléber de Paulo Irmão, respectivamente; bem como o presidente da ANERMB, sargento Leonel Lucas reuniram-se com o presidente do Colegiado Superior de Santa Catarina e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Charles Alexandre Vieira. Em pauta, diversos assuntos relacionados aos militares catarinenses, tais como plano de carreira, código de ética, policiais temporários e reposição inflacionária.
O presidente do Colegiado iniciou o encontro se colocando a dispor da associação para discutir as ideias e interesses tanto da Polícia, quanto do Corpo de Bombeiro Militar. O presidente da ABERSSESC, subtenente Hamann, questionou o andamento do plano de carreira dos praças. O coronel Vieira destacou que o plano está quase pronto, e que os chefes do Estado-Maior da PM e do BM reuniram-se esta tarde para ajustar os detalhes e adiantou que uma das propostas é a alteração na formação, passando a denominar-se Curso de Formação de Praça (CFP), com promoção automática até o 3º sargento, sendo que, este último terá que passar por um curso de habilitação a sargento. Questionado pela ABERSSESC se houve a participação de praças nessas decisões, o presidente do Colegiado afirmou que sim, uma comissão foi formada para os estudos, mas depois que estes estiverem concluídos as associações de praças serão ouvidas para apresentar suas considerações.
Sobre o Código de Ética, Vieira destacou que as propostas das associações de praças e oficiais já foram recebidas e que está em estudo. Até o final deste mês já deve ser concluído. “Nossas propostas estão bem sucintas e coerentes. Precisamos renovar nosso código e dar uma resposta aos nossos militares que almejam esta mudança a muito tempo”, afirmou Hamann, que fez a entrega formal das considerações apresentadas pela ABERSSESC ao coronel Vieira.
Em relação aos agentes temporários há um estudo em andamento para construir um projeto de lei que seja bom para as duas instituições militares. Quanto à reposição inflacionária, Vieira afirmou que este ano o Governo do Estado deve retomar as tratativas com as instituições para se chegar ao um bom percentual de aumento. “Essa é uma pauta que iniciou, mas que parou com o advento da pandemia da Covid-19. Precisamos e queremos retomar esta discussão com o governador”, disse Hamann.
Vieira adiantou que estará junto nas negociações e que esta é uma pauta para ser discutida ainda este ano. “Pode ter certeza de que iremos construir isso juntos. Também gostaria de dizer que para mim é muito importante ouvir as associações e necessidade da nossa tropa. As portas estarão sempre abertas para qualquer demanda”, afirmou o presidente do Colegiado.
Para Hamann, foi uma reunião bastante salutar e importante. “O coronel Viera é uma pessoa bastante acessível e comprometida com a tropa. Temos certeza de que nossas reinvindicações serão ouvidas”, concluiu Hamann.
Comments